São Paulo 
(11) 5178-3044
Belo Horizonte 
(31) 2180-2700
Brasilia 
(61) 2017-4737
Rio de Janeiro 
 (21) 2038-2208

Lula diz que vai ao Vaticano para discutir combate à fome e guerra na Ucrânia com papa Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou os assuntos que pretender abordar durante encontro com o papa Francisco, marcado para a próxima quarta-feira (21), no Vaticano.

Segundo o mandatário, temas como meio ambiente, Mercosul e a guerra entre Rússia e Ucrânia já estão na lista.

Lula participou nesta segunda-feira (19) de mais uma transmissão da live “Conversa com o Presidente”.

“Eu vou voltar a conversar com o papa, porque eu quero aproveitar o meu mandato de presidente da República para tentar criar uma consciência mundial de que não é explicável que nós nos dignemos contra a fome, contra a falta de comida”, disse Lula sobre a primeira parada da viagem: Roma, na Itália.

Leia mais:

Presidente do Banco Central deve explicações por juros altos ao povo brasileiro, diz Lula em live

Lula manda avisar Centrão que “de jeito nenhum” tira Nísia Trindade da Saúde

Lula sinaliza a Sabino troca no Turismo após viagem à Europa, dizem fontes

“O problema não é de falta de produção, é de falta de distribuição, de falta de dinheiro para comprar o alimento. Então, eu vou discutir isso com ele e outros assuntos que ele quiser”, completou.

O presidente afirmou que partiu dele o encontro com o papa e reforçou a necessidade de discutir com o pontífice soluções para o fim da guerra.

“[Ele é] muito muito interessado em acabar com a guerra da Ucrânia e da Rússia, eu também quero conversar com ele sobre essa questão da paz”, afirmou.

Na Europa, o brasileiro também terá encontro com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que declarou apoio a Lula nas eleições do ano passado. Um encontro com a primeira-ministra, Giorgia Meloni, ainda não está confirmado.

Agenda na França

Depois da Itália, a comitiva presidencial irá à Paris, onde Lula almoçará com Emmanuel Macron, presidente da França.

“Eu quero discutir com o Macron a questão do parlamento francês que aprovou o endurecimento no acordo Mercosul-União Europeia, ou seja, a União Europeia não pode ameaçar o Mercosul de punir se o Mercosul não cumprir isso ou aquilo. Olha, se nós somos parceiros estratégicos, você não tem que fazer ameaças, você tem que ajudar. Então, eu vou conversar muito com o presidente da França”, disse Lula durante a live.

Na França, Lula também participará de um evento com outros chefes de Estado e disse que falará sobre a Amazônia e a COP30, evento mundial de meio ambiente que será realizado em Belém/PA em 2025.

“E depois vai ter uma coisa maravilhosa, eu vou participar de um evento público em frente à Torre Eiffel, convocado pelo pessoal do Coldplay, para fazer um ato público com vários dirigentes e vários artistas e eu serei o orador final desse encontro para falar da questão ambiental”, completou o presidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que vai ao Vaticano para discutir combate à fome e guerra na Ucrânia com papa Francisco no site CNN Brasil.

Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *