São Paulo 
(11) 5178-3044
Belo Horizonte 
(31) 2180-2700
Brasilia 
(61) 2017-4737
Rio de Janeiro 
 (21) 2038-2208

Fumaça de incêndio florestal do Canadá atinge a Europa na pior temporada de incêndios do país

O Canadá marcou oficialmente sua pior temporada de incêndios florestais já registrada, com a fumaça das chamas cruzando o Oceano Atlântico e atingindo a Europa Ocidental na segunda-feira.

O Canadá teve um início dramático na temporada de incêndios florestais, com pelo menos 18.688.691 acres já carbonizados em todo o país. A atividade de incêndios florestais no Canadá normalmente atinge o pico de junho a agosto, deixando mais da metade da alta temporada ainda por vir.

Em resultado do início sem precedentes da época de incêndios florestais, este ano tornou-se a pior época de incêndios de que há registo, superando a referência anterior estabelecida em 1995 para a área total ardida. Em 1995, pelo menos 17.559.303 acres foram queimados no país, de acordo com as estatísticas de incêndios do Canadian Interagency Forest Fire Centre.

Leia mais

Incêndio atinge indústria petroquímica em Santo André

Explosão de gás causa incêndio em edifício de Paris; duas pessoas estão desaparecidas

Vídeo mostra fumaça de incêndio em parque de diversões na Alemanha

E a fumaça dos incêndios florestais, que envolveram a cidade de Nova York em uma nuvem de poluição no início deste mês, chegou até o Reino Unido, de acordo com o UK Met Office.

A fumaça que chegou à Europa o fez por meio da corrente de jato – ventos fortes nos níveis superiores da atmosfera. Isso significa que a fumaça não levará a uma qualidade do ar de superfície dramaticamente pior, como o nordeste dos EUA experimentou algumas semanas atrás.

“Embora a fumaça esteja alta na atmosfera, pode resultar em alguns amanheceres e entardeceres vívidos nos próximos dias”, escreveu o Met Office, o serviço meteorológico nacional do Reino Unido, no Twitter .

Os modelos de previsão mostram a fumaça persistente nos níveis superiores da atmosfera na Europa durante grande parte desta semana.

A CNN informou anteriormente que a fumaça dos incêndios atingiu a Noruega no início de junho. Como a fumaça é injetada em grandes altitudes, ela consegue permanecer na atmosfera por mais tempo e percorrer distâncias maiores.

Incêndios continuam a assolar o Canadá

Os incêndios florestais continuaram a queimar em várias províncias do Canadá. Houve pelo menos 53 novos incêndios florestais no domingo, de acordo com o Relatório Nacional de Situação de Incêndios do Canadian Interagency Forest Fire Centre.

Alberta teve mais, com 23, seguida por Ontário e Quebec, que tiveram oito cada, de acordo com o relatório.

Na segunda-feira, a agência relatou pelo menos 27 novos incêndios florestais, sendo 16 na Colúmbia Britânica.

A temporada recorde de incêndios florestais continua a impactar a qualidade do ar em partes da América do Norte. Na sexta-feira, o Environment Canada alertou em um boletim que a fumaça continuaria causando má qualidade do ar em muitas partes do país. Em Ottawa, capital do Canadá, as leituras de qualidade do ar do governo atingiram a máxima de 10 no domingo, representando um “alto risco”, antes de moderar na manhã de segunda-feira.

Além de enviar fumaça para a Europa Ocidental, os incêndios também resultaram em nuvens de fumaça que afetaram partes dos Estados Unidos. Wisconsin, Michigan e Indiana emitiram alertas de qualidade do ar na segunda-feira, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

À medida que a crise climática aumenta, os cientistas esperam que as temporadas de incêndios florestais aumentem em gravidade, especialmente à medida que as secas e o calor se tornam mais comuns e mais severos em todo o mundo.

Paula Newton, da CNN, contribuiu com esta reportagem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fumaça de incêndio florestal do Canadá atinge a Europa na pior temporada de incêndios do país no site CNN Brasil.

Europa – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *